UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Thaiara Magro Pereira Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP)
  • Andreia Weiss Programa de Pós-graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores -Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Marcos Vogel Programa de Pós-graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores -Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Caian Cremasco Receputi Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Formação Inicial, Professor de Química, Saberes Docentes, Abordagens Pedagógicas, Análise de Similitude.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre as concepções de alunos do curso de Licenciatura em Química (UFES-ALEGRE) sobre os conhecimentos necessários para a atuação como professor de Química. Para isso, buscou-se relacionar os Saberes Docentes (TARDIF, 2014) com as Abordagens Pedagógicas (MIZUKAMI, 1986) na tentativa de compreender as concepções sobre o fazer docente nos professores em formação. A ação de coleta de informações se deu com o uso de entrevista semi-estruturada. Foram realizadas 10 entrevistas com licenciandos, foram submetidas à análise de similitude, com o apoio do software IRAMUTEQ, que destacou dois termos, professor e aluno, que apresentaram alta frequência e conexidade. Quanto aos saberes, destacam-se os saberes disciplinares nas respostas dos licenciandos, que demonstraram relação com a abordagem tradicional, enquanto, os saberes da formação profissional apresentaram relação com as abordagens humanista e cognitivista. Os saberes docentes foram apresentados como saberes compartimentados, com pouca ou nenhuma relações entre si, evidenciando a importância das pesquisas em ensino para compreender de forma mais profunda os processos formativos existentes para a Licenciatura em Química. 

Downloads

Publicado

2018-11-16

Como Citar

Pereira, T. M., Weiss, A., Vogel, M., & Receputi, C. C. (2018). UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS SABERES DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM QUÍMICA: RELAÇÃO COM AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/4841