TENDÊNCIAS DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM DISSERTAÇÕES E TESES: O QUE REFLETEM OS PESQUISADORES

Autores

  • Marcos Rogério Busso Luz Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • André Luis de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

Contexto, Formação de professores, Ensino de Ciências/Biologia.

Resumo

O discurso de um ensino contextualizado está cada vez mais sinalizado em documentos curriculares oficiais e nos dizeres de pesquisadores e educadores, o que não significa, necessariamente, que haja um consenso no que diz respeito ao conceito da temática e uma implementação na prática pedagógica. Frente a esta assertiva, essa pesquisa é parte integrante da dissertação de mestrado e tem o objetivo de identificar e analisar as tendências nos trabalhos de pesquisadores da área de Ensino de Ciências em teses e dissertações, acerca da Contextualização para o Ensino de Ciências. Por meio de um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Arte no banco de Teses da Capes, no período de 2000 a 2017, foi possível diagnosticar três tendências da Contextualização para o Ensino:  Contexto imediato; Contextualização social, cultural e tecnológica para os conteúdos – CTSA; Contexto sócio-histórico. A análise dos dados foi realizada qualitativamente segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Notamos que a Contextualização, quando trabalhada da forma que sinaliza os aspectos de cada tendência, pode contribuir na ruptura da ideia de que o ensino de Ciências Biológicas é fragmentado, sem contexto histórico, pouco chamativo para o aluno e para o professor.

 

Biografia do Autor

Marcos Rogério Busso Luz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM

André Luis de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM)

Departamento de Biologia; Ensino

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Luz, M. R. B., & Oliveira, A. L. de. (2019). TENDÊNCIAS DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM DISSERTAÇÕES E TESES: O QUE REFLETEM OS PESQUISADORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5260