TENDÊNCIAS DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM DISSERTAÇÕES E TESES: O QUE REFLETEM OS PESQUISADORES
Palavras-chave:
Contexto, Formação de professores, Ensino de Ciências/Biologia.Resumo
O discurso de um ensino contextualizado está cada vez mais sinalizado em documentos curriculares oficiais e nos dizeres de pesquisadores e educadores, o que não significa, necessariamente, que haja um consenso no que diz respeito ao conceito da temática e uma implementação na prática pedagógica. Frente a esta assertiva, essa pesquisa é parte integrante da dissertação de mestrado e tem o objetivo de identificar e analisar as tendências nos trabalhos de pesquisadores da área de Ensino de Ciências em teses e dissertações, acerca da Contextualização para o Ensino de Ciências. Por meio de um levantamento bibliográfico do tipo Estado da Arte no banco de Teses da Capes, no período de 2000 a 2017, foi possível diagnosticar três tendências da Contextualização para o Ensino: Contexto imediato; Contextualização social, cultural e tecnológica para os conteúdos – CTSA; Contexto sócio-histórico. A análise dos dados foi realizada qualitativamente segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Notamos que a Contextualização, quando trabalhada da forma que sinaliza os aspectos de cada tendência, pode contribuir na ruptura da ideia de que o ensino de Ciências Biológicas é fragmentado, sem contexto histórico, pouco chamativo para o aluno e para o professor.
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