QUE DIZEM OS PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS HORTAS ESCOLARES: subsídios para o ensino de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Horta Escolar, Formação de Professores.Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar alguns dos resultados de uma pesquisa que teve como foco verificar como os espaços destinados a horta escolar tem sido utilizado nas escolas da rede municipal de Educação da cidade de Cascavel/Pr. O olhar se voltou para fala dos professores e alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental como estes veem este espaço. Foram participantes da pesquisa 5 escolas, as quais trabalham com a horta com intuito pedagógico. Considerou-se que essa modalidade de horta permite que o plano pedagogico de sala de aula tenha como complemento o uso de atividades práticas que possibilitem a discussão de diferentes conteúdos. A pesquisa é de cunho bibliográfico ao considerar a produção sobre a temática investigada, e de campo, ao realizar o mapeamento e ao verificar a finalidade dos espaços destinados às hortas nas escolas municipais urbanas Os resultados evidenciam que as hortas escolares são uma importante ferramenta quando usadas com intuito pedagógico no ensino de Ciências, contudo, na cidade de Cascavel, ainda é pouco encontrado espaços destinados a essa modalidade de atividade e, tampouco, estes são utilizados como ferramenta pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.