QUE DIZEM OS PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS HORTAS ESCOLARES: subsídios para o ensino de Ciências

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Horta Escolar, Formação de Professores.

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar alguns dos resultados de uma pesquisa que teve como foco verificar como os espaços destinados a horta escolar tem sido utilizado nas escolas da rede municipal de Educação da cidade de Cascavel/Pr. O olhar se voltou para fala dos professores e alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental como estes veem este espaço. Foram participantes da pesquisa  5 escolas, as quais trabalham com a horta com intuito pedagógico. Considerou-se que essa modalidade de horta permite que o plano pedagogico de sala de aula tenha como complemento o uso de atividades práticas que possibilitem a discussão de diferentes conteúdos. A pesquisa é de cunho bibliográfico ao considerar a produção sobre a temática investigada, e de campo, ao realizar o mapeamento e ao verificar a finalidade dos espaços destinados às hortas nas escolas municipais urbanas Os resultados evidenciam que as hortas escolares são uma importante ferramenta quando usadas com intuito pedagógico no ensino de Ciências, contudo, na cidade de Cascavel, ainda é pouco encontrado espaços destinados a essa modalidade de atividade e, tampouco, estes são utilizados como ferramenta pedagógica.

Biografia do Autor

Kely Cristina Enisweler, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação. Doutorando em educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Enisweler, K. C., & Malacarne, V. (2022). QUE DIZEM OS PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS HORTAS ESCOLARES: subsídios para o ensino de Ciências. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5915