COORDENAÇÃO DOS REGISTROS ALGÉBRICO E GRÁFICO NA CLASSIFICAÇÃO E DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES 3 X 3 NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Sistemas Lineares. Ensino Médio. Registros de Representação Semiótica. GeoGebra. Compreensão.Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a importância do estudo de várias representações do objeto matemático Sistemas Lineares para o seu entendimento pelos estudantes. Baseia-se na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval, que afirma ser necessário o acesso e a coordenação de pelo menos duas diferentes representações de um mesmo objeto matemático para a compreensão do mesmo. Procura-se trazer argumentos que justifiquem este posicionamento a luz desta teoria e se apresenta atividades, buscando explorar as representações gráfica e algébrica de Sistemas Lineares 3 x 3. Neste contexto o uso do software GeoGebra auxiliou na construção e visualização dos planos formados. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Vestuário Integrado ao Ensino Médio e os dados foram coletados por meio de análise das atividades, gravação de áudios e observações. Constatou-se que esta metodologia possibilitou um progresso significativo na compreensão do objeto matemático Sistemas Lineares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.