COORDENAÇÃO DOS REGISTROS ALGÉBRICO E GRÁFICO NA CLASSIFICAÇÃO E DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES 3 X 3 NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Sistemas Lineares. Ensino Médio. Registros de Representação Semiótica. GeoGebra. Compreensão.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a importância do estudo de várias representações do objeto matemático Sistemas Lineares para o seu entendimento pelos estudantes. Baseia-se na Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval, que afirma ser necessário o acesso e a coordenação de pelo menos duas diferentes representações de um mesmo objeto matemático para a compreensão do mesmo. Procura-se trazer argumentos que justifiquem este posicionamento a luz desta teoria e se apresenta atividades, buscando explorar as representações gráfica e algébrica de Sistemas Lineares 3 x 3. Neste contexto o uso do software GeoGebra auxiliou na construção e visualização dos planos formados. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Vestuário Integrado ao Ensino Médio e os dados foram coletados por meio de análise das atividades, gravação de áudios e observações. Constatou-se que esta metodologia possibilitou um progresso significativo na compreensão do objeto matemático Sistemas Lineares.

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Publicado

2022-10-30

Como Citar

Brandl, E., & da Silva, V. C. (2022). COORDENAÇÃO DOS REGISTROS ALGÉBRICO E GRÁFICO NA CLASSIFICAÇÃO E DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES 3 X 3 NO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6078