A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marilia Duarte Lopes Talina Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde -PPGEBS. Instituto OswaldoCruz/FIOCRUZ. https://orcid.org/0000-0002-1046-3768
  • Helena Amaral Fontoura Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Palavras-chave:

BNCC. Ensino de Ciências. Ensino fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao ensino de Ciências da Natureza, que podem comprometer o trabalho desenvolvido nesta área do conhecimento no ensino fundamental. O texto apresenta uma análise das discussões desde a elaboração do documento apontando a necessidade de um maior aprofundamento das propostas elencadas na BNCC para a área por parte dos professores e demonstrando a necessidade de uma efetiva democratização das políticas públicas educacionais. A revisão de literatura foi a metodologia utilizada na construção deste artigo, que se baseou nas fontes bibliográficas citadas no corpo do texto, analisando especialmente artigos e periódicos produzidos ao longo da elaboração da BNCC e após a sua homologação. Destaca alguns argumentos favoráveis e críticas elencadas por diversos autores que vêm se ocupando de analisar a BNCC, a fim de desenvolver um posicionamento crítico do leitor a respeito do documento.

Biografia do Autor

Marilia Duarte Lopes Talina, Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde -PPGEBS. Instituto OswaldoCruz/FIOCRUZ.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Mestre em Ciências pelo mesmo programa (2014). Pedagoga formada pela Univ. Federal Fluminense - UFF (1989). Especialização (Pós-Graduação Lato sensu) em Planejamento e Técnicas de Ensino pela UNIGRANRIO/RJ (1994). Professora titular do Colégio Pedro II desde 2008, com experiência no Laboratório de Ciências, na coordenação da área de Ciências, na Coordenação de projetos de Iniciação Científica Júnior e Mirim no Campus São Cristóvão I.

Helena Amaral Fontoura, Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciência pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997), Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007), Pós Doutora em Educação Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Processos e Práticas Pedagógicas (CNPq). Pesquisadora 2 CNPq. Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS) Fiocruz. Membro do ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching).

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Talina, M. D. L., & Fontoura, H. A. (2022). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6186