A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
BNCC. Ensino de Ciências. Ensino fundamentalResumen
O objetivo deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados ao ensino de Ciências da Natureza, que podem comprometer o trabalho desenvolvido nesta área do conhecimento no ensino fundamental. O texto apresenta uma análise das discussões desde a elaboração do documento apontando a necessidade de um maior aprofundamento das propostas elencadas na BNCC para a área por parte dos professores e demonstrando a necessidade de uma efetiva democratização das políticas públicas educacionais. A revisão de literatura foi a metodologia utilizada na construção deste artigo, que se baseou nas fontes bibliográficas citadas no corpo do texto, analisando especialmente artigos e periódicos produzidos ao longo da elaboração da BNCC e após a sua homologação. Destaca alguns argumentos favoráveis e críticas elencadas por diversos autores que vêm se ocupando de analisar a BNCC, a fim de desenvolver um posicionamento crítico do leitor a respeito do documento.
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