DA CRIATIVIDADE À ESCRITA CRIATIVA: SABERES MATEMÁTICOS EVIDENCIADOS NA PRODUÇÃO DE CONTOS
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a produção de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir das ilustrações produzidas. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os alunos enquanto sujeitos criativos e praticantes, compreenderam que é possível trabalhar nas aulas de Matemática com este gênero, estabelecendo um diálogo interdisciplinar, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.