DA CRIATIVIDADE À ESCRITA CRIATIVA: SABERES MATEMÁTICOS EVIDENCIADOS NA PRODUÇÃO DE CONTOS

Autores/as

Resumen

Este artigo objetiva refletir sobre a produção de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir das ilustrações produzidas. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os alunos enquanto sujeitos criativos e praticantes, compreenderam que é possível trabalhar nas aulas de Matemática com este gênero, estabelecendo um diálogo interdisciplinar, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Biografía del autor/a

Márcia da Silva Santos Portela, Universidade Federal de Alagoas

Habilitada pelo Curso de Formação de Professores na Modalidade Normal Médio na Escola Estadual José Correia da Silva Titara - Instituto de Educação (2005), para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas ( (2013), especialização Lato Sensu em Gestão Educacional e Coordenação pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca- CESAMA (2014). Atualmente é professora da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante ( SEMED-Maceió) e foi empossada à diretora adjunta da Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco ( SEMED- Rio Largo) para o quadriênio 2016-2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino fundamental. Atualmente está cursando Mestrado Profissional de Ensino de ciências e Matemática na UFAL.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Portela, M. da S. S., & Oliveira, C. A. de. (2022). DA CRIATIVIDADE À ESCRITA CRIATIVA: SABERES MATEMÁTICOS EVIDENCIADOS NA PRODUÇÃO DE CONTOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6212