DA CRIATIVIDADE À ESCRITA CRIATIVA: SABERES MATEMÁTICOS EVIDENCIADOS NA PRODUÇÃO DE CONTOS

Autores

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a produção de contos nas aulas de Matemática na perspectiva da resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, buscando evidenciar os saberes matemáticos a partir das ilustrações produzidas. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foi obtida através da observação participante, questionário aberto, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Na análise e discussão do corpus, observamos que os alunos enquanto sujeitos criativos e praticantes, compreenderam que é possível trabalhar nas aulas de Matemática com este gênero, estabelecendo um diálogo interdisciplinar, identificando saberes matemáticos tais como: medidas de tempo, geometria, localização e quantidades na perspectiva da resolução de problemas aproximando os alunos da Matemática presente em sua realidade.

Biografia do Autor

Márcia da Silva Santos Portela, Universidade Federal de Alagoas

Habilitada pelo Curso de Formação de Professores na Modalidade Normal Médio na Escola Estadual José Correia da Silva Titara - Instituto de Educação (2005), para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas ( (2013), especialização Lato Sensu em Gestão Educacional e Coordenação pelo Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca- CESAMA (2014). Atualmente é professora da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante ( SEMED-Maceió) e foi empossada à diretora adjunta da Escola Municipal de Educação Básica Industrial Luigi Bauducco ( SEMED- Rio Largo) para o quadriênio 2016-2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino fundamental. Atualmente está cursando Mestrado Profissional de Ensino de ciências e Matemática na UFAL.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Portela, M. da S. S., & Oliveira, C. A. de. (2022). DA CRIATIVIDADE À ESCRITA CRIATIVA: SABERES MATEMÁTICOS EVIDENCIADOS NA PRODUÇÃO DE CONTOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6212