CONCEPÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTURAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

Palavras-chave:

Comunicação matemática. Concepções. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação inicial de professores.

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo identificar as concepções sobre comunicação matemática de futuras professoras dos anos iniciais. Desenvolveu-se num contexto de sala de aula, com a colaboração de uma turma da Licenciatura Integrada de Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário e de diários reflexivos escritos pelas futuras professoras. Na análise dos dados usaram-se os objetos de análise (modos de comunicação, facilitadores da comunicação, níveis de comunicação e tipos de questões) e suas dimensões. Os resultados mostraram que as principais concepções dessas participantes em relação à comunicação matemática é que o professor deve: (i) ter o domínio da ação comunicativa; (ii) ouvir seus alunos e se tornar mediador da discussão em sala de aula e que o feedback oral ocorrerá se os alunos se sentirem à vontade para expor suas ideias matemáticas; (iii) usar a comunicação como uma ferramenta de controle e direcionamento para esclarecer dúvidas; (iv) usar a pergunta como o ponto de partida para a discussão, vista como uma forma de ensinar e de o aluno refletir.

Biografia do Autor

Angelica Francisca Araujo, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (anoo) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, área de concentração em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (2019). É professora adjunta III na Universidade Federal do Oeste do Pará, lotada no Instituto de Ciências da Educação, ministrando aulas no Programa de Ciências Exatas e no Mestrado Profissional em Rede (PROFMAT).

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Araujo, A. F. (2023). CONCEPÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTURAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6538