CONCEPÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTURAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Keywords:
Comunicação matemática. Concepções. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação inicial de professores.Abstract
Este estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo identificar as concepções sobre comunicação matemática de futuras professoras dos anos iniciais. Desenvolveu-se num contexto de sala de aula, com a colaboração de uma turma da Licenciatura Integrada de Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário e de diários reflexivos escritos pelas futuras professoras. Na análise dos dados usaram-se os objetos de análise (modos de comunicação, facilitadores da comunicação, níveis de comunicação e tipos de questões) e suas dimensões. Os resultados mostraram que as principais concepções dessas participantes em relação à comunicação matemática é que o professor deve: (i) ter o domínio da ação comunicativa; (ii) ouvir seus alunos e se tornar mediador da discussão em sala de aula e que o feedback oral ocorrerá se os alunos se sentirem à vontade para expor suas ideias matemáticas; (iii) usar a comunicação como uma ferramenta de controle e direcionamento para esclarecer dúvidas; (iv) usar a pergunta como o ponto de partida para a discussão, vista como uma forma de ensinar e de o aluno refletir.Downloads
Published
2023-12-14
How to Cite
Araujo, A. F. (2023). CONCEPÇÕES SOBRE COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTURAS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6538
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Artigos
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