PRODUÇÕES INFANTIS DE EARLY ÁLGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Investigação Matemática. Early Algebra. Anos Iniciais.Resumo
Documentos como o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizam o ensino da álgebra a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar as conjecturas e estratégias usadas por crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental em tarefas da Early Algebra. O referencial teórico está alicerçado em autores que discorrem acerca da Investigação Matemática (PONTE, 2003, 2005; PONTE, BROCARDO e OLIVEIRA, 2005, 2009; PONTE, QUARESMA e BRANCO, 2012), da Early Algebra (LUNA, SOUZA e MENDUNI-BORTOLOTI, 2017; SILVA, SAVIOLI e PASSOS, 2015) e pensamento algébrico (BRASIL, 2017). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os dados foram obtidos por meio das tarefas realizadas pelas crianças, recolhidas ao final da prática, de gravações e posteriores transcrições às discussões, bem como de fotografias alusivas ao desenvolvimento das atividades. Os resultados apontam que crianças de 6-7 anos são capazes de identificar distintas conjecturas e estratégias em tarefas investigativas e exploratórias, ilustrando diferentes padrões em elementos da sequência.Referências
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