PRODUÇÕES INFANTIS DE EARLY ÁLGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Investigação Matemática. Early Algebra. Anos Iniciais.

Resumo

Documentos como o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizam o ensino da álgebra a partir dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar as conjecturas e estratégias usadas por crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental em tarefas da Early Algebra. O referencial teórico está alicerçado em autores que discorrem acerca da Investigação Matemática (PONTE, 2003, 2005; PONTE, BROCARDO e OLIVEIRA, 2005, 2009; PONTE, QUARESMA e BRANCO, 2012), da Early Algebra (LUNA, SOUZA e MENDUNI-BORTOLOTI, 2017; SILVA, SAVIOLI e PASSOS, 2015) e pensamento algébrico (BRASIL, 2017). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os dados foram obtidos por meio das tarefas realizadas pelas crianças, recolhidas ao final da prática, de gravações e posteriores transcrições às discussões, bem como de fotografias alusivas ao desenvolvimento das atividades. Os resultados apontam que crianças de 6-7 anos são capazes de identificar distintas conjecturas e estratégias em tarefas investigativas e exploratórias, ilustrando diferentes padrões em elementos da sequência.

Biografia do Autor

Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação. Mestre em Ensino de Física. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates. Professora de Física.

Referências

BLANTON, M. L.; KAPUT, J. J. Characterizing a Classroom Practice that Promotes Algebraic Reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p.412-443, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: mar. 2019.

BRIZUELA, B.; SCHLIEMANN, A. Ten-year-old Students Solving Linear Equations. For the Learning Mathematics, v.24, n.2, 2004.

BRUNHEIRA, L.; FONSECA, H. Investigar na aula de Matemática. Revista Educação e Matemática, v. 35, p. 16-18, 1995.

CARPENTER, T. P., M. L. FRANKE; LEVI, L. Thinking Mathematically: Integrating Arithmetic & Algebra in Elementary School. Portsmouth, NH: Heinemann, 2003.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

LAMONATO, M.; PASSOS, C. L. B. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetiké, v. 19, n. 2, 2011.

LINS, R. C.; KAPUT, J. The early development of algebraic thinking. In: Kaye Stacey; Helen Chick (Org.). The future of the teaching and learning of algebra. Dordrecht: Kluwer, p.47-70, 2004.

LUNA, A. V.; SOUZA, E. G.; MENDUNI-BORTOLOTI, R. D. Um zoom nas produções discursivas em tarefas de early algebra de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Espaço Plural, v. 18, n. 36, p. 41-73, 2017.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Ltda, 2011.

PEREIRA, A. B. Investigação matemática: possibilidade para ensino de trigonometria. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS, 2015.

PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat, p. 25-39, 2003.

PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: O professor e o desenvolvimento curricular. p. 11-34, 2005.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas em sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

PONTE, J. P.; QUARESMA, M.; BRANCO, N. Tarefas de exploração e investigação na aula de matemática. Educação Matemática em Foco, v. 1, n. 1, p. 9-29, 2012.

SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D.; PASSOS, M. M. Caracterizações do pensamento algébrico manifestadas por estudantes em uma tarefa da Early Álgebra. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 104-135, 2015. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/04ec/fb24f4b53bda09cb838a799072df0ca4526f.pdf. Acesso em: maio 2019.

WICHNOSKI, P.; FOSS, A. M.; BASSÓI, T. S. Tarefas exploratórias e investigativas: uma análise dos trabalhos publicados no XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Revista BoEM, v. 6, n. 12, p. 145-162, 2018.

WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Uma hermenêutica da produção sobre investigação matemática no Brasil. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 2, p. 334-351, 2015.

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Gonzatti, S. E. M., Reckziegel, M. A., Giongo, I. M., Rehfeldt, M. J. H., & Quartieri, M. T. (2025). PRODUÇÕES INFANTIS DE EARLY ÁLGEBRA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7013