CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN PARA UMA ATIVIDADE PLANEJADA EM TRIGONOMETRIA

Autores

Palavras-chave:

Esquema da Base Orientadora Completa da Ação. Teoria da Atividade. Trigonometria no Triangulo Retângulo.

Resumo

O presente trabalho pretendeu descrever uma atividade planejada de ações para o desenvolvimento de conceitos matemáticos de trigonometria no triângulo retângulo na ótica da Teoria da Formação de ações mentais de Galperin para alunos do Ensino Médio. A pesquisa fundamentada em Galperin norteou-se por pressupostos teórico-metodológicos do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A observação e diários de campo foram utilizados para a coleta de dados. A análise de dados partiu-se dos operadores de controle sistematizados nas ações do EBOCA, estabelecendo uma escala indicativa para cada ação. Ao final do processo foi realizado um panorama geral da atividade através de médias ponderadas relacionando-as ao desenvolvimento da atividade. Contudo, o desenvolvimento da atividade, dentro da perspectiva teórica assumida na pesquisa, promoveu resultados significativos à construção de conceitos matemáticos dos alunos a partir de ações práticas e pela regulagem oferecida pelo EBOCA do professor, suscitando aos alunos na utilização dos novos conhecimentos para contextos diferentes daqueles dos quais foram adquiridos.

Biografia do Autor

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima, Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática.

Doutor em Educação. Professor de Matemática da Universidade Federal de Roraima no Centro de Ciências Tecnológicas, Departamento de Matemática. Professor no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Acadêmico em Educação na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Roraima, Brasil.

Darlane Cristina Maciel Saraiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Manaus Centro

Mestra em Ciências. Professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Manaus Centro. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC. Amazonas, Brasil.

Patrik Marques dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Parintins

Mestre em Educação em Ensino de Ciências. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC. Amazonas, Brasil.

Yachiko Nascimento Wakiyama, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestra em Matemática. Professora de Matemáticada da  Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Departamento de Matemática no Instituto de Ciências Exatas - ICE. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UFMT/REAMEC. Amazonas, Brasil.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Mendoza, H. J. G., Saraiva, D. C. M., Santos, P. M. dos, & Wakiyama, Y. N. (2025). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN PARA UMA ATIVIDADE PLANEJADA EM TRIGONOMETRIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7036