CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN PARA UMA ATIVIDADE PLANEJADA EM TRIGONOMETRIA
Palavras-chave:
Esquema da Base Orientadora Completa da Ação. Teoria da Atividade. Trigonometria no Triangulo Retângulo.Resumo
O presente trabalho pretendeu descrever uma atividade planejada de ações para o desenvolvimento de conceitos matemáticos de trigonometria no triângulo retângulo na ótica da Teoria da Formação de ações mentais de Galperin para alunos do Ensino Médio. A pesquisa fundamentada em Galperin norteou-se por pressupostos teórico-metodológicos do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A observação e diários de campo foram utilizados para a coleta de dados. A análise de dados partiu-se dos operadores de controle sistematizados nas ações do EBOCA, estabelecendo uma escala indicativa para cada ação. Ao final do processo foi realizado um panorama geral da atividade através de médias ponderadas relacionando-as ao desenvolvimento da atividade. Contudo, o desenvolvimento da atividade, dentro da perspectiva teórica assumida na pesquisa, promoveu resultados significativos à construção de conceitos matemáticos dos alunos a partir de ações práticas e pela regulagem oferecida pelo EBOCA do professor, suscitando aos alunos na utilização dos novos conhecimentos para contextos diferentes daqueles dos quais foram adquiridos.
Referências
ARAÚJO, M. S. Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação de escrever textos argumentativos em Química, 2018, 181 f. Tese de Doutorado (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Rio Grande do Norte, Natal. RN.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2022.
D’ AMBRÓSIO, U. Da realidade à ação — reflexões sobre educação e matemática. São Paulo, SUMMUS/UNICAMP, 1986.
DELGADO, O. T.; MENDOZA, H. J. G. Evolução da teoria Histórico-Cultural de Vigotski a teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin. In: GHEDIN, Evandro; PETERNELLA, Alessandra (Orgs.). Teorias psicológicas e suas implicações à Educação em Ciências. Boa Vista, RR: Editora da UFRR, 2016.
DEMO, P. Metodologia científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
FONSECA, V. Desenvolvimento cognitivo e processo de ensino-aprendizagem: abordagem psicopedagógica à luz de Vygotsky. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
GALPERIN, P. Y. Introducción a la Psicología.La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1976.
LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia y Personalidad. La Habana Editorial Pueblo y Educación.1978.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Bachi, L.; MORAN, J.(Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.
NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. A teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 1, n. 1, p. 70-97, 28 abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38288. Acesso em: 30 nov 2019.
NÚÑEZ, I. B. O diagnóstico dos níveis da aorientação da ação clafissicar: contribuição da teoria de P. Ya. Galperin. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (Orgs.). Metodologia emergentes na pesquisa em ensino de ciências [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
NÚÑEZ, I. B. Vygotsky, Leontiev, Galperin - Formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Líber Livro: Brasília, 2009.
RODRIGUES, A.; JORGE FRANCO, P. L.; BUÊNCIO, J. R. Contribuições do sistema didático Galperin-Talízina para a organização do ensino de geometria . Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 193–213, 2018. DOI: 10.14393/OBv2n1a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42894. Acesso em: 28 fev. 2020.
TALÍZINA, N. “La formación de los conceptos matemáticos. In: TALÍZINA, N. F. La formación de las habilidades del pensamiento matemático. San Luis Potosi: Editora Universidad de San Luis Potosí, S.L.P, pp. 21-39, 2001.
TALÍZINA, N. Psicologia de La Enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.
TALIZINA, N; SOLOVIEVA, Y.; ROJAS, L. Q. La aproximación de La actividad em psicologia y su relación com el enfoque histórico-cultural de L. S. Vigotsky. Revista Novedades Educativas. Nº 230, p. 4-8, febrero, 2010. Disponível em <http://cmas.siu.buap.mx/portal_pprd/work/sites/neuropsicologia/resources/Local Content/108/1/Actividad_psic.pdf> Acesso em: 28 fev. 2020.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação, Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.