UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA HISTÓRIA DA COSMOLOGIA MODERNA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Física, História da Ciência, Cosmologia.

Resumo

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica que objetivou realizar um levantamento sobre o Estado do Conhecimento da história da cosmologia moderna no ensino de ciências brasileiro. Partimos do pressuposto de que a cosmologia moderna é pouco inserida dentro da sala de aula. Outros levantamentos como o presente indicaram que essa temática pode ainda ser constituída majoritariamente por trabalhos de natureza teórica, que buscam apresentar a (história da) cosmologia moderna para os professores de diferentes níveis. Nesse sentido, indagamos, qual é a história da cosmologia que é contada no ensino de ciências brasileiro? Observamos, descrevemos e interpretamos uma história abrangente, que percorre desde as bases dessa ciência até os dias atuais e o que está em aberto (1910-2010). Entretanto, é perceptível uma baixa quantidade de trabalhos que falam sobre o tempo presente, sendo a maioria deles de natureza teórica e preocupada com a formação de professores e pouco presente na educação básica. Além de outras considerações, concluímos um estágio ainda precoce e restrito sobre a temática no ensino de ciências. Por fim, apontamos a necessidade de ampliar esta pesquisa afim de observar o panorama internacional do ensino de cosmologia.

Biografia do Autor

Romulo Ramunch Mourão Silva, Secretaria de Educação de Minas Gerais

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018) e é mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2020). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC-UFTM) e integrou o Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Cognitivas (UFU). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por quatro anos e atua a mais de dois anos como professor de Física na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Tem interesse nas áreas de Epistemologia da Ciência, Metodologia Científica, Divulgação Científica e Natureza da Ciência.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/) e membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Silva, R. R. M., & Ovigli, D. F. B. (2022). UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA HISTÓRIA DA COSMOLOGIA MODERNA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BRASILEIRO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7059