UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA HISTÓRIA DA COSMOLOGIA MODERNA NO ENSINO DE CIÊNCIAS BRASILEIRO
Palavras-chave:
Ensino de Física, História da Ciência, Cosmologia.Resumo
O presente trabalho é uma revisão bibliográfica que objetivou realizar um levantamento sobre o Estado do Conhecimento da história da cosmologia moderna no ensino de ciências brasileiro. Partimos do pressuposto de que a cosmologia moderna é pouco inserida dentro da sala de aula. Outros levantamentos como o presente indicaram que essa temática pode ainda ser constituída majoritariamente por trabalhos de natureza teórica, que buscam apresentar a (história da) cosmologia moderna para os professores de diferentes níveis. Nesse sentido, indagamos, qual é a história da cosmologia que é contada no ensino de ciências brasileiro? Observamos, descrevemos e interpretamos uma história abrangente, que percorre desde as bases dessa ciência até os dias atuais e o que está em aberto (1910-2010). Entretanto, é perceptível uma baixa quantidade de trabalhos que falam sobre o tempo presente, sendo a maioria deles de natureza teórica e preocupada com a formação de professores e pouco presente na educação básica. Além de outras considerações, concluímos um estágio ainda precoce e restrito sobre a temática no ensino de ciências. Por fim, apontamos a necessidade de ampliar esta pesquisa afim de observar o panorama internacional do ensino de cosmologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.