ROTEIRO DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA DIVISÃO

Autores

Palavras-chave:

Divisão. Formação docente. Oficinas pedagógicas

Resumo

O produto educacional em questão trata-se de um material para contribuir com a formação docente, pautada na importância de compreender o processo da divisão na Educação Básica do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esse material foi construído, por meio do embasamento do estudo teórico desenvolvido e das análises dos Livros Didáticos de três coleções, sendo assim propõe um roteiro de formação para os professores, por meio de oficinas pedagógicas, apresentando-lhes a possibilidade de se (auto)formarem para o ensino da divisão, complementando os conhecimentos obtidos ao longo de sua formação inicial e continuada. O produto foi disponibilizado a 48 discentes em processo de formação inicial, que a partir das percepções obtidas pela leitura, confirmaram as potencialidades do produto para a formação de professores. Concluiu-se que o produto cumpriu com a proposta de provocar os envolvidos para a formação docente, em relação ao ensino da divisão, no intuito de compreender que a divisão é um processo contínuo e gradual e dela apropriar-se.

Biografia do Autor

Vítor Martins do Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECM/UFU- Mestrado Profissional.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Carmo, V. M. do, & Marim, V. (2023). ROTEIRO DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA DIVISÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7749