JOGO TORNEIO MOLECULAR:
UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.
Palavras-chave:
Ensino de química. Jogos didáticos. Geometria molecular.Resumo
As dificuldades dos estudantes com relação ao conteúdo de Química vêm sendo estudadas em diversos níveis de ensino. O ensino de Geometria Molecular é um dos temas que mais apresenta desafios do ponto de vista didático, devido à dificuldade que os estudantes apresentam em visualizar as moléculas em três dimensões. Com o intuito de tornar mais fácil e atrativo esse tema, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que consistiu em analisar a aprendizagem de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de São Paulo. Para análise dos resultados elencou-se categorias a partir das respostas dos estudantes, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin. Discutiu-se sobre a aprendizagem de Geometria Molecular pelos estudantes durante o processo de desenvolvimento do jogo, sendo possível apontar indícios de que esse recurso didático, configurado como produto educacional, facilitou a compreensão do conteúdo, podendo ser promissor para o Ensino de Química.
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. 3ª ed. Editora Contraponto, 2002.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.
BAPTISTA, Mónica Luísa Mendes. Concepção e implementação de actividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. 2010. Tese (Doutorado em Educação Didáctica das Ciências) - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino. Revista Vivência em Ensino de Ciência, Vol 3, p.35-48, 2003.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática, São Paulo: 2006.
CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, Vol. 34, n. 2, p. 92 – 98, 2012.
GOMES, Henrique José Polato; OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influencias na concepções de átomos. Ciência & Cognição, Vol. 12, p. 96 – 109, nov., 2007;
LIMA FILHO, Francisco; CUNHA, Francisca; CARVALHO, Flavio; SOARES, Maria da Fatima. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, Vol 7, n. 12, p. 166 – 172, 2011.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, Malena Gomes; FREITAS, Geraldo Fernando Gonçalves de; VASCONCELOS, Pedro Hermano Menezes de. A Dificuldade dos estudantes na visualização de moléculas em três dimensões no ensino de Geometria Molecular. Conexão Ciência e Tecnologia. Fortaleza/CE, Vol 14, n. 3, p. 45 - 53, jul. 2020.
MELZER, Ehrick Eduardo Martins; CASTRO, Leandro de; AIRES, Joanez Aparecida ; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Modelos atômicos nos livros didáticos de química: obstáculos à aprendizagem. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciência, Florianópolis; nov., 2009;
PEDROSO, Carla Vargas. Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Curitiba-Brasil, 2009.
PEDROSO, Isadora Heloísa; ROCHA, Zenaide de F. D. C. Ensino da Química a partir do jogo “Torneio Molecular” com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Anais do XIII Seminário de Extensão e Inovação & XXVIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (resumo expandido). Ponta Grossa-PR, 2023.
PICHETH, Sara Fernandes; CASSANDRE, Marcio Pascoal; THIOLLENT, Michel Jean Marie. Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, v. 39, n.4, p. 3-13, 2016.
SEBATA, Claudio Ernesto. Aprendendo a imaginar moléculas: uma proposta de ensino de Geometria Molecular. Tese (Doutorado) — UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Brasilia, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.