JOGO TORNEIO MOLECULAR:

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Autores

Palavras-chave:

Ensino de química. Jogos didáticos. Geometria molecular.

Resumo

As dificuldades dos estudantes com relação ao conteúdo de Química vêm sendo estudadas em diversos níveis de ensino. O ensino de Geometria Molecular é um dos temas que mais apresenta desafios do ponto de vista didático, devido à dificuldade que os estudantes apresentam em visualizar as moléculas em três dimensões. Com o intuito de tornar mais fácil e atrativo esse tema, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que consistiu em analisar a aprendizagem de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de São Paulo. Para análise dos resultados elencou-se categorias a partir das respostas dos estudantes, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin. Discutiu-se sobre a aprendizagem de Geometria Molecular pelos estudantes durante o processo de desenvolvimento do jogo, sendo possível apontar indícios de que esse recurso didático, configurado como produto educacional, facilitou a compreensão do conteúdo, podendo ser promissor para o Ensino de Química.

Biografia do Autor

Isadora Heloisa Pedroso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Cursando licenciatura em Química, bolsista de Iniciação Cientifíca (PIBIC)

Zenaide de Fatima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino-aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da UTFPR- Campus Londrina. Departamento de Ciências Humanas

Rafaella Heloisa Pedroso, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Formada em Licenciatura plena, atua na rede do estado de São Paulo desde 2021

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Pedroso, I. H., Rocha, Z. de F. D. C., & Pedroso, R. H. (2024). JOGO TORNEIO MOLECULAR: : UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/8089