O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE SIMETRIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

Autores

Resumo

A imagem sempre exerceu um papel relevante na constituição da comunicabilidade humana. Na contemporaneidade presenciamos um fenômeno de seu uso abundante na forma de registrar, expressar e promover os acontecimentos. Nesse contexto, ela é utilizada com diversos propósitos nas diferentes áreas de estudo. Apropriamo-nos da imagem fotográfica do ponto de vista do ensino de Matemática. O presente artigo tem como objetivo: analisar o uso da imagem fotográfica em livro didático de Matemática quanto ao ensino de simetria, considerando a articulação entre Cultura Visual e Visualização Matemática. A partir da diversidade de gêneros imagéticos e de suas possíveis funções que podem exercer, no âmbito do movimento da cultura visual, da educação do olhar e do avanço da tecnologia, a fotografia é o tipo mais popular. O tema simetria remonta ao tempo do nascimento da Matemática, cujo conceito está entre os primeiros de que se tem conhecimento no surgimento das ideias matemáticas, sendo utilizado supostamente com intenções diversas. O termo simetria está relacionado ao entendimento de uma boa proporcionalidade, beleza, harmonia e de movimento. O seu entendimento é de suma importância para o desenvolvimento de outros conteúdos matemáticos. Como resultado final, verificamos que a imagem fotográfica, em sua unanimidade, exerceu, nos livros investigados, a função epistêmica, capaz de: mediar, expressar, dizer, comunicar, mobilizar o conteúdo matemático abordado. Dessa forma, a inserção da imagem fotográfica em livros didáticos de Matemática contribui para que o conteúdo de simetria torne-se cognocível, seja para introduzir, desenvolver ou exercitar o referido assunto.

Palavras chave: Fotografia. Ensino de Matemática. Simetria.

 

Biografia do Autor

Aníbal Menezes Maciel, Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (1987), em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1989) e em Bacharelado em Estatísca pela Universidade Estadual da Paraíba (1993); especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (1991); mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Professor doutor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Departamento de Matemática, área de Educação Matemática.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, ensino de matemática, educação matemática de jovens e adultos. Ministra disciplinas, tais como: Laboratório de Matemática, Práticas de Ensino em Matemática; Metodologia da Pesquisa em Matemática e Estágio Supervisionado. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGCEM) da Universidade Estadual da paraíba (UEPB).

 Certificado pelo autor em 08/05/2023.  

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Maciel, A. M. (2025). O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE SIMETRIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/8104