O USO DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NO ENSINO DE SIMETRIA NO CONTEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Resumo
A imagem sempre exerceu um papel relevante na constituição da comunicabilidade humana. Na contemporaneidade presenciamos um fenômeno de seu uso abundante na forma de registrar, expressar e promover os acontecimentos. Nesse contexto, ela é utilizada com diversos propósitos nas diferentes áreas de estudo. Apropriamo-nos da imagem fotográfica do ponto de vista do ensino de Matemática. O presente artigo tem como objetivo: analisar o uso da imagem fotográfica em livro didático de Matemática quanto ao ensino de simetria, considerando a articulação entre Cultura Visual e Visualização Matemática. A partir da diversidade de gêneros imagéticos e de suas possíveis funções que podem exercer, no âmbito do movimento da cultura visual, da educação do olhar e do avanço da tecnologia, a fotografia é o tipo mais popular. O tema simetria remonta ao tempo do nascimento da Matemática, cujo conceito está entre os primeiros de que se tem conhecimento no surgimento das ideias matemáticas, sendo utilizado supostamente com intenções diversas. O termo simetria está relacionado ao entendimento de uma boa proporcionalidade, beleza, harmonia e de movimento. O seu entendimento é de suma importância para o desenvolvimento de outros conteúdos matemáticos. Como resultado final, verificamos que a imagem fotográfica, em sua unanimidade, exerceu, nos livros investigados, a função epistêmica, capaz de: mediar, expressar, dizer, comunicar, mobilizar o conteúdo matemático abordado. Dessa forma, a inserção da imagem fotográfica em livros didáticos de Matemática contribui para que o conteúdo de simetria torne-se cognocível, seja para introduzir, desenvolver ou exercitar o referido assunto.
Palavras chave: Fotografia. Ensino de Matemática. Simetria.
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