A MOBILIZAÇÃO DA TRANSNUMERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ROTEIRO À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA

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Resumo

O presente artigo relata uma experiência de aprendizagem elaborada à luz dos princípios da Engenharia Didática e voltada à mobilização da transnumeração e ao desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades de produção e tratamento de dados foram realizadas por ocasião do desenvolvimento de um projeto que teve como tema a problemática do lixo eletrônico. Participaram da pesquisa 17 estudantes do 7o Ano do Ensino Fundamental. Para a mobilização da transnumeração, os estudantes procederam ao levantamento quantitativo e tipificação dos produtos eletrônicos a serem descartados em suas residências e, posteriormente, pela totalidade da turma. Para o desenvolvimento da habilidade de construção de gráficos, os estudantes construíram, individualmente, um primeiro gráfico com o uso de papel e lápis e um segundo gráfico com o uso de tecnologias digitais. Os resultados indicaram que as atividades propostas se mostraram eficazes para a mobilização da transnumeração. Todavia, os estudantes enfrentaram impasses e dificuldades na construção de gráficos, o que demandou orientações e intervenções diretivas do professor. Sendo assim, concluiu-se que a habilidade de construção de gráficos não é facilmente adquirida pelos estudantes.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

José Gomes Ferreira, A., Dutra Leite, V., & Kuo Rodrigues, C. (2024). A MOBILIZAÇÃO DA TRANSNUMERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ROTEIRO À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DIDÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/9002