A BIODIVERSIDADE NO SABER SÁBIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE NA LITERATURA E ENTRE PESQUISADORES

Autores

  • Adriano Dias de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Martha Marandino Universidade de São Paulo

Resumo

Neste artigo discuti-se as características do saber sábio sobre o conceito de biodiversidade. Levando em conta a importância de mapear o saber sábio nas pesquisas que abordam a temática da transposição didática e museográfica buscamos entender como este conceito se apresenta em livros e manuais didáticos usados no ensino superior e como é definido por pesquisadores de diferentes áreas da biologia. A análise dos dados revela distâncias e aproximações entre esses dois âmbitos. Por exemplo, enquanto nos textos o conceito de biodiversidade é fortemente ancorado em níveis hierárquicos – genético, de espécie e de ecossistemas -, na
definição presente nas falas dos pesquisadores aparecem os níveis, mas não de maneira central, muito menos hierarquizados; suas definições são mais generalista. Além disso, identificou-se uma sutil predominância no nível de espécie no discurso dos pesquisadores, corroborando com outras pesquisas sobre o mesmo tema. Por fim, destacamos que este trabalho reforça a existência de uma heterogeneidade do saber sábio, aspecto evidenciado por autores que trabalham com a teoria da transposição didática.

Biografia do Autor

Adriano Dias de Oliveira, Universidade de São Paulo

Martha Marandino, Universidade de São Paulo

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Oliveira, A. D. de, & Marandino, M. (2011). A BIODIVERSIDADE NO SABER SÁBIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE NA LITERATURA E ENTRE PESQUISADORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1587