A BIODIVERSIDADE NO SABER SÁBIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE NA LITERATURA E ENTRE PESQUISADORES
Resumo
Neste artigo discuti-se as características do saber sábio sobre o conceito de biodiversidade. Levando em conta a importância de mapear o saber sábio nas pesquisas que abordam a temática da transposição didática e museográfica buscamos entender como este conceito se apresenta em livros e manuais didáticos usados no ensino superior e como é definido por pesquisadores de diferentes áreas da biologia. A análise dos dados revela distâncias e aproximações entre esses dois âmbitos. Por exemplo, enquanto nos textos o conceito de biodiversidade é fortemente ancorado em níveis hierárquicos – genético, de espécie e de ecossistemas -, nadefinição presente nas falas dos pesquisadores aparecem os níveis, mas não de maneira central, muito menos hierarquizados; suas definições são mais generalista. Além disso, identificou-se uma sutil predominância no nível de espécie no discurso dos pesquisadores, corroborando com outras pesquisas sobre o mesmo tema. Por fim, destacamos que este trabalho reforça a existência de uma heterogeneidade do saber sábio, aspecto evidenciado por autores que trabalham com a teoria da transposição didática.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Oliveira, A. D. de, & Marandino, M. (2011). A BIODIVERSIDADE NO SABER SÁBIO: INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE NA LITERATURA E ENTRE PESQUISADORES. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1587
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.