A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA PRÁTICA DE PROJETOS

Autores

  • Gloria Pessoa Campello Queiroz UERJ
  • Giselle Faur de Castro Catarino Unigranrio/UFF

Resumo

A área de Educação em Ciências tem valorizado a formação do cidadão criativo e crítico. Para atender a essa demanda na escola básica torna-se necessário formar licenciandos incluindo as contribuições que a escola pode oferecer. Por isso, a Licenciatura precisar contar não só com universidades, mas também com as escolas, onde esses futuros professores exercerão sua profissão. Um dos caminhos para a implementação de parcerias – formador, licenciando e professor – é a prática de projetos na escola. Pesquisas sobre formação baseada nessa pedagogia vêm mostrando a necessidade de repensar a formação dos futuros educadores e buscar estratégias para mudanças na educação. Por isso, a equipe de formação de nossa universidade vem desenvolvendo projetos que, contando com professores em serviço nas escolas, façam parte da licenciatura em física. Nosso objetivo é analisar, a partir da prática de projetos nos estágios de Prática de Ensino, os relatórios dessa disciplina em três anos consecutivos, buscando categorias que explicitem saberes privilegiados pelos licenciandos.

Biografia do Autor

Gloria Pessoa Campello Queiroz, UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/DFAT

Giselle Faur de Castro Catarino, Unigranrio/UFF

Bolsista CNPq de Doutorado/Universidade Federal Fluminense/Programa de Pós-Graduação em Educação e Docente/UNIGRANRIO/Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências                  

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Publicado

2014-02-11

Como Citar

Queiroz, G. P. C., & Catarino, G. F. de C. (2014). A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA PRÁTICA DE PROJETOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2006