SOBRE A DIDÁTICA E AS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: O QUE ESTÁ EM QUESTÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE?

Authors

  • Sonia Regina Mendes dos Santos Universidade do Grande Rio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Maneschy D. Costa Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Neste texto partimos do pressuposto de que o debate contemporâneo sobre as dimensões metodológicas, epistemológicas e políticas da prática pedagógica — em que a formação docente precisa ser repensada — são conduzidos pela abordagem da Didática, que por sua vez se constitui como campo de estudo em transformação. Se por um lado a Didática tem procurado recompor sua contribuição para a formação docente, por outro questiona-se como vem sendo a apropriação das contribuições da Didática pela área de formação de professores.  Através do estudo das bases teóricas sobre a Didática, seus dilemas e novos desafios potencializados pelo avanço das Didáticas específicas, pode-se perceber uma série de perspectivas: ora pela via dos estudos das bases epistemológicas das disciplinas ensinadas e da transposição didática, ora por uma visão renovada do campo de estudo da Didática. Nesse trabalho procuramos compreender a formação de professores, o seu preparo profissional  tendo como base a organização de processo de ensino aprendizagem, tendo como referência a complementação entre a Didática e as Didáticas específicas. Apresenta-se para o debate um breve panorama do campo de estudo da Didática em diálogo com a necessária revisão dos processos de formação docente, em especial os professores da educação básica, que vêm sendo impulsionados para a busca de autonomia no fazer docente.

Author Biographies

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade do Grande Rio e Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Patrícia Maneschy D. Costa, Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Published

2014-03-23

How to Cite

Santos, S. R. M. dos, & Costa, P. M. D. (2014). SOBRE A DIDÁTICA E AS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: O QUE ESTÁ EM QUESTÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2333