SOBRE A DIDÁTICA E AS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: O QUE ESTÁ EM QUESTÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE?
Resumo
Neste texto partimos do pressuposto de que o debate contemporâneo sobre as dimensões metodológicas, epistemológicas e políticas da prática pedagógica — em que a formação docente precisa ser repensada — são conduzidos pela abordagem da Didática, que por sua vez se constitui como campo de estudo em transformação. Se por um lado a Didática tem procurado recompor sua contribuição para a formação docente, por outro questiona-se como vem sendo a apropriação das contribuições da Didática pela área de formação de professores. Através do estudo das bases teóricas sobre a Didática, seus dilemas e novos desafios potencializados pelo avanço das Didáticas específicas, pode-se perceber uma série de perspectivas: ora pela via dos estudos das bases epistemológicas das disciplinas ensinadas e da transposição didática, ora por uma visão renovada do campo de estudo da Didática. Nesse trabalho procuramos compreender a formação de professores, o seu preparo profissional tendo como base a organização de processo de ensino aprendizagem, tendo como referência a complementação entre a Didática e as Didáticas específicas. Apresenta-se para o debate um breve panorama do campo de estudo da Didática em diálogo com a necessária revisão dos processos de formação docente, em especial os professores da educação básica, que vêm sendo impulsionados para a busca de autonomia no fazer docente.Downloads
Publicado
2014-03-23
Como Citar
Santos, S. R. M. dos, & Costa, P. M. D. (2014). SOBRE A DIDÁTICA E AS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS: O QUE ESTÁ EM QUESTÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE?. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2333
Edição
Seção
Artigos
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