O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO

Autores

  • Claudia Almada Leite FFP-UERJ
  • Helena Amaral da Fontoura FFP-UERJ

Resumo

A aprendizagem de Ciências pressupõe que seus conteúdos sejam analisados e apresentados pelos professores de modo a estruturarem uma rede de significações construídas nas vivências entre os estudantes possibilitando o desenvolvimento e aprendizado. A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas que podem fazer parte do Desenvolvimento Profissional Docente e orientar o professor que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa. O presente estudo de cunho exploratório é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro, desenvolvida em parceria com professores participantes da Residência Pedagógica na instituição com o objetivo de investigar as possibilidades da Pedagogia da Cooperação como concepção a ser vivenciada na prática docente no ensino de Ciências. A investigação foca em narrativas dos participantes, e a partir destas pudemos constatar que os processos da Pedagogia da Cooperação podem otimizar a integração e a socialização, estimulam a criatividade, a criticidade e a capacidade de argumentação ao criarem possibilidades de promover o desenvolvimento e o aprendizado dos sujeitos na direção da compreensão de si mesmo, dos outros, e do contexto do meio em que vivem, convivem e coexistem na biosfera.  Fundamentamos esse estudo nos conceitos de Ciência e Educação de Krasilchick, Pedagogia da Cooperação de Brotto, Desenvolvimento Profissional Docente de García, e vivência de Vigotski. Contamos ainda com as contribuições de Maturana sobre Ciência e cooperação. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino de Ciências referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.

Biografia do Autor

Claudia Almada Leite, FFP-UERJ

Doutoranda em Humanidades, Culturas e Artes pela UNIGRANRIO. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ(2015). Especialização em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas pela UNIBR (2014). Possui Licenciatura Plena em Química pela Universo (2013) e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universo (2012). Especialização em Sistemas da Qualidade e Produtividade pela Universidade Estácio de Sá (2001). Habilitação em Farmácia Homeopática pela Universidade Federal Fluminense (2000). Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1999). Tem experiência na área de Educação, Farmácia Industrial e Farmácia Hospitalar.

Helena Amaral da Fontoura, FFP-UERJ

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974), Graduate Diploma em Educational Psychology pela University of Alberta, Canada (1977), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1997) e Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. Tem grande experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Docente permanente do Mestrado em Educação - processos formativos e desigualdades sociais, da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) de São Gonçalo. Pesquisadora 2 CNPq. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Biociências e Ensino de Ciências (EBS) Fiocruz. Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2015-2017)

Downloads

Publicado

2016-05-03

Como Citar

Leite, C. A., & Fontoura, H. A. da. (2016). O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2705