O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
Resumen
A aprendizagem de Ciências pressupõe que seus conteúdos sejam analisados e apresentados pelos professores de modo a estruturarem uma rede de significações construídas nas vivências entre os estudantes possibilitando o desenvolvimento e aprendizado. A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas que podem fazer parte do Desenvolvimento Profissional Docente e orientar o professor que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa. O presente estudo de cunho exploratório é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro, desenvolvida em parceria com professores participantes da Residência Pedagógica na instituição com o objetivo de investigar as possibilidades da Pedagogia da Cooperação como concepção a ser vivenciada na prática docente no ensino de Ciências. A investigação foca em narrativas dos participantes, e a partir destas pudemos constatar que os processos da Pedagogia da Cooperação podem otimizar a integração e a socialização, estimulam a criatividade, a criticidade e a capacidade de argumentação ao criarem possibilidades de promover o desenvolvimento e o aprendizado dos sujeitos na direção da compreensão de si mesmo, dos outros, e do contexto do meio em que vivem, convivem e coexistem na biosfera. Fundamentamos esse estudo nos conceitos de Ciência e Educação de Krasilchick, Pedagogia da Cooperação de Brotto, Desenvolvimento Profissional Docente de García, e vivência de Vigotski. Contamos ainda com as contribuições de Maturana sobre Ciência e cooperação. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino de Ciências referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.
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