SENTIDOS CONFERIDOS AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR ESTUNDATES PATAXÓ DA EJA

Authors

  • Wiliam Gonçalves Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jorge Costa do Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Abstract

Neste artigo relatamos alguns resultados de uma pesquisa realizada para conclusão da dissertação de mestrado, no Programa de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores, da UESB, que teve como objetivo compreender os sentidos que os estudantes Pataxó da EJA conferem aos conhecimentos matemáticos escolar para as suas vidas. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes Pataxó, matriculados na modalidade EJA da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, pertencente ao município de Santa Cruz Cabrália – BA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa. Para a produção de dados foi aplicado um questionário socioeconômico e realizada entrevista semiestruturada. Através dos resultados desta pesquisa, espera-se contribuir para a ampliação dos debates e discussões sobre a Educação Matemática, sobretudo na vertente da Etnomatemática, possibilitando um olhar específico para os estudantes da escola indígena e, consequentemente, o despertar para a necessidade de currículos e metodologias diferenciadas, que atendam às necessidades e especificidades dos sujeitos nos seus diversos contextos culturais.

Author Biographies

Wiliam Gonçalves Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Jequié.

Jorge Costa do Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus Jequié.

Published

2016-05-05

How to Cite

Silva, W. G., & Nascimento, J. C. do. (2016). SENTIDOS CONFERIDOS AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR ESTUNDATES PATAXÓ DA EJA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 6(1). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/3342