SENTIDOS CONFERIDOS AOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS POR ESTUNDATES PATAXÓ DA EJA
Resumo
Neste artigo relatamos alguns resultados de uma pesquisa realizada para conclusão da dissertação de mestrado, no Programa de Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores, da UESB, que teve como objetivo compreender os sentidos que os estudantes Pataxó da EJA conferem aos conhecimentos matemáticos escolar para as suas vidas. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes Pataxó, matriculados na modalidade EJA da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, pertencente ao município de Santa Cruz Cabrália – BA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa. Para a produção de dados foi aplicado um questionário socioeconômico e realizada entrevista semiestruturada. Através dos resultados desta pesquisa, espera-se contribuir para a ampliação dos debates e discussões sobre a Educação Matemática, sobretudo na vertente da Etnomatemática, possibilitando um olhar específico para os estudantes da escola indígena e, consequentemente, o despertar para a necessidade de currículos e metodologias diferenciadas, que atendam às necessidades e especificidades dos sujeitos nos seus diversos contextos culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.