ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO (QR CODE) EM ÁREA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
Keywords:
Alfabetização Científica. Ferramenta Tecnológica. Ensino de Ciências.Abstract
Discussões sobre atividades didáticas diferenciadas vêm sendo realizadas desde o século XIX. Na educação científica é preciso analisar qual a melhor estratégia para elaboração do ensino de ciências por investigação. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar indicadores da Alfabetização Científica em forma de linguagens e identificar pontos que podem ser melhorados nessa metodologia de ensino. O trabalho foi realizado em 3 etapas: levantamento de uma hipótese; utilização da ferramenta tecnológica QR Code em aula de campo e elaboração de desenhos e de respostas escritas por estudantes do ensino fundamental. A partir das atividades realizadas, foi perceptível o interesse dos estudantes na utilização do QR Code na aula de campo. Por meio dos desenhos propostos, os estudantes conseguiram entender como é uma área em recuperação. Dessa forma, quando se propõe uma atividade com a utilização do celular, tendo significância para o estudante, o professor ensina de uma forma descontraída e a ferramenta tecnológica auxilia no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras - chave: Alfabetização Científica. Ferramenta Tecnológica. Ensino de Ciências.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.