ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO (QR CODE) EM ÁREA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Cleiciane Antunes Duque Instituto Federal de Mato Grosso
  • Leandro Carbo INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Isabela Codolo de Lucena Instituto Federal de Mato Grosso
  • Caroline Klesse Aguiar Instituição Federal do Mato Grosso
  • Pablo Marimon de Borba Fernandes Instituto Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Alfabetização Científica. Ferramenta Tecnológica. Ensino de Ciências.

Resumo

Discussões sobre atividades didáticas diferenciadas vêm sendo realizadas desde o século XIX. Na educação científica é preciso analisar qual a melhor estratégia para elaboração do ensino de ciências por investigação. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi analisar indicadores da Alfabetização Científica em forma de linguagens e identificar pontos que podem ser melhorados nessa metodologia de ensino. O trabalho foi realizado em 3 etapas: levantamento de uma hipótese; utilização da ferramenta tecnológica QR Code em aula de campo e elaboração de desenhos e de respostas escritas por estudantes do ensino fundamental. A partir das atividades realizadas, foi perceptível o interesse dos estudantes na utilização do QR Code na aula de campo. Por meio dos desenhos propostos, os estudantes conseguiram entender como é uma área em recuperação. Dessa forma, quando se propõe uma atividade com a utilização do celular, tendo significância para o estudante, o professor ensina de uma forma descontraída e a ferramenta tecnológica auxilia no processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras - chave: Alfabetização Científica. Ferramenta Tecnológica. Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Cleiciane Antunes Duque, Instituto Federal de Mato Grosso

Professora de Ciências. Possui graduação Licenciatura em Ciências da Natureza - IFMT

Leandro Carbo, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

PROF. DR. DE QUÍMICA DO IFMT - JACIARA MT

Isabela Codolo de Lucena, Instituto Federal de Mato Grosso

Profa. DRA. de Biologia do IFMT - VGD

Caroline Klesse Aguiar, Instituição Federal do Mato Grosso

Possui graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza - IFMT

Pablo Marimon de Borba Fernandes, Instituto Federal de Mato Grosso

Engenheiro Florestal formado na UFMT e estudante da graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza -IFMT

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Publicado

2019-12-06

Como Citar

Duque, C. A., Carbo, L., Lucena, I. C. de, Aguiar, C. K., & Fernandes, P. M. de B. (2019). ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO (QR CODE) EM ÁREA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5075