E-BOOK SALA DE AULA HÍBRIDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Sala de aula hibrida, plano de aula, ensino fundamentalResumo
O surgimento da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm proporcionado avanços no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a utilização de vídeos, animações interativas, simuladores e outros recursos virtuais que se tornam estratégias pedagógicas consistentes com modernas teorias de aprendizagem, se faz cada dia mais frequente nas escolas. Este artigo apresenta o produto educacional fruto de dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio. O objetivo do presente trabalho foi a criação do produto educacional constituído por 20 planos de trabalho para que pudessem ser utilizados pelos professores de Ciências e fundamentados na implementação de um modelo de intervenção pedagógica baseado em tecnologias educacionais e ferramentas colaborativas para o ensino de Ciências em uma concepção de aula híbrida (blended-learning). É importante destacar que os modelos apresentados constituem exemplos norteadores para que os professores possam criar seus próprios planos de trabalho atendendo as especificidades de suas turmas. Tais modelos foram constituídos por aulas presenciais e atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e foram fundamentados no modelo de formação da base conceitual do professor apoiado no tripé composto dos eixos pedagógico, tecnológico e conceitual (Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo, do inglês TPACK. Os planos de trabalho foram divididos de maneira a contemplarem temas abordados nas turmas do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental e que estivessem em conformidade com o currículo mínimo norteador do planejamento pedagógico da Seeduc-RJ.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.