ASPECTOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Palavras-chave:
Meio ambiente, Saúde, Sequência didática, ContextualizaçãoResumo
O trabalho relata aplicação de uma sequência didática (SD) elaborada visando contribuir na construção de conhecimentos e atitudes voltadas ao meio ambiente e saúde, importantes para a qualidade de vida dos alunos. A pesquisa baseou-se em dados qualitativos de um estudo de caso, tendo como lócus de investigação uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. A SD foi desenvolvida contendo cinco etapas, abordando a dengue, doenças transmitidas através da água e alimentos contaminados, saneamento básico e aspectos socioeconômicos ligados a questões do meio ambiente e saúde. As atividades envolveram a identificação das concepções prévias do estudante, leitura, debate, aula temática, vídeo e avaliação das contribuições da SD. Observou-se que a maioria dos alunos desconhecia ou apresentava concepções equivocadas sobre os temas abordados, o que dificulta a atuação como cidadãos críticos do ambiente onde vivem. Durante o desenvolvimento da SD buscou-se trabalhar com metodologias diversificas e abordagem contextualizada, sendo observado que ao final das atividades um número significativo de alunos passou a apresentar concepções melhor elaboras sobre os temas, com alguns relacionando os assuntos debatidos com problemas existentes na comunidade ao redor da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.