CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS STEAMH
Palavras-chave:
Conhecimentos dos professores, desenvolvimento profissional, atividades experimentais hands on, STEAMH, ensino básico.Resumo
Nos últimos anos têm vindo a aumentar os apelos para a promoção da interdisciplinaridade entre as várias áreas curriculares, com o objetivo de preparar melhor os estudantes para os desafios científicos e tecnológicos cada vez mais exigentes das sociedades modernas. Os professores desempenham um papel fundamental em qualquer processo de renovação pedagógica, o que torna necessário promover o seu desenvolvimento profissional de modo a inovar as suas práticas. Mas para promover o desenvolvimento profissional dos professores levanta-se a seguinte questão: como se caracteriza o conhecimento que promove a inovação nas práticas dos professores? Em particular, qual é o conhecimento necessário para promover a interdisciplinaridade? Esta última questão é o principal foco deste artigo, num contexto que envolve atividades experimentais hands-on que integram tópicos tais como ciências, tecnologia e matemática, entre outros. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, com recurso a estudos de caso, procuramos investigar quais são os tipos de conhecimento que se destacaram em alguns professores que participaram num programa de desenvolvimento profissional e implementaram tarefas interdisciplinares, em aula, com os respetivos alunos. Para implementar atividades experimentais interdisciplinares concluímos ser necessário adquirir conhecimento especializado relacionado com os conteúdos a ensinar, mas, não menos importante, é fundamental o conhecimento pedagógico para tornar os conteúdos acessíveis aos alunos de modo a promover uma aprendizagem significativa.Downloads
Publicado
2021-11-12
Como Citar
Costa, M. C., & Domingos, A. M. (2021). CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS STEAMH. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5373
Edição
Seção
Artigos
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