CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS STEAMH

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos dos professores, desenvolvimento profissional, atividades experimentais hands on, STEAMH, ensino básico.

Resumo

Nos últimos anos têm vindo a aumentar os apelos para a promoção da interdisciplinaridade entre as várias áreas curriculares, com o objetivo de preparar melhor os estudantes para os desafios científicos e tecnológicos cada vez mais exigentes das sociedades modernas. Os professores desempenham um papel fundamental em qualquer processo de renovação pedagógica, o que torna necessário promover o seu desenvolvimento profissional de modo a inovar as suas práticas. Mas para promover o desenvolvimento profissional dos professores levanta-se a seguinte questão: como se caracteriza o conhecimento que promove a inovação nas práticas dos professores? Em particular, qual é o conhecimento necessário para promover a interdisciplinaridade? Esta última questão é o principal foco deste artigo, num contexto que envolve atividades experimentais hands-on que integram tópicos tais como ciências, tecnologia e matemática, entre outros. Com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, com recurso a estudos de caso, procuramos investigar quais são os tipos de conhecimento que se destacaram em alguns professores que participaram num programa de desenvolvimento profissional e implementaram tarefas interdisciplinares, em aula, com os respetivos alunos. Para implementar atividades experimentais interdisciplinares concluímos ser necessário adquirir conhecimento especializado relacionado com os conteúdos a ensinar, mas, não menos importante, é fundamental o conhecimento pedagógico para tornar os conteúdos acessíveis aos alunos de modo a promover uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Maria Cristina Costa, Instituto Politécnico de Tomar.

Maria Cristina Costa is a mathematics teacher from the Mathematics and Physics Department at the Instituto Politécnico de Tomar. She is, also, a teacher educator and a researcher from the UIED Research Center. Since 2013 is the Head of the educational project Academy of Science, Art and Heritage (www.academiacap.ipt.pt).

António Manuel Domingos, Universidade NOVA de Lisboa

António Manuel Dias Domingos, work at Department of Social Sciences, College Faculty of Science and Technology, University NOVA of Lisbon (FCTUNL). PhD in Education Sciences, in the area of Mathematics Education. Coordinator of UIED - Education and Development Research Unit, where he is Researcher Responsible for several research projects funded by the Foundation for Science and Technology. Coordinator of the Doctoral Program in Education and the master's degree in Education, both of FCTUNL.

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Publicado

2021-11-12

Como Citar

Costa, M. C., & Domingos, A. M. (2021). CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS STEAMH. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5373