WEBQUESTS PARA ENSINAR BIOTECNOLOGIA
Palavras-chave:
Biotecnologia. Internet. WebQuest.Resumo
O acesso a recursos multimídia na educação escolar é cada vez maior, principalmente com a ampliação do uso da Internet e dos programas de implementação de novas tecnologias digitais. Essas novas tecnologias digitais adentram a escola de forma a promover um rompimento de paradigmas, exigindo novos espaços, nova formação profissional, novas relações entre pessoas e destas com o conhecimento. Tais tecnologias, geradas em outros contextos desencadeiam uma apropriação sociocultural a ser inserida no processo ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências desenvolvido na escola, existem possibilidades de apropriarmo-nos dessas mídias e tecnologias, retrabalhando-as com bases em interesses e objetivos próprios, seja na pesquisa, seja na prática pedagógica dessas disciplinas, posicionando-as de forma crítica, recontextualizando e reinterpretando os diferentes interesses e aplicações do ensino dos conteúdos científicos/biológicos/tecnológicos. O desafio, no que se refere aos professores, encontra-se no reconhecimento do potencial dessas tecnologias para desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências, para que sejam criativos, estejam conectados ao contexto e produzam sentido para a realidade, com objetivos e finalidades educacionais. Neste contexto, o presente artigo apresenta um produto educacional voltado para o ensino do tema Biotecnologia. Trata-se de um conjunto de Webquests direcionadas a turmas do ensino médio. Objetiva-se que os estudantes entendam que é viável trabalhar com a ferramenta em variados conteúdos curriculares, priorizando o desenvolvimento de projetos, uma vez que este privilegia a pesquisa, o trabalho cooperativo, a elaboração e execução de um projeto. A WebQuest é uma ferramenta que traz a possibilidade de uma pesquisa orientada, interagindo na construção de novos conhecimentos a partir de um cenário virtual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.