WEBQUESTS PARA ENSINAR BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Lucimar Ferreira Costa Unigranrio
  • Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio

Palavras-chave:

Biotecnologia. Internet. WebQuest.

Resumo

O acesso a recursos multimídia na educação escolar é cada vez maior, principalmente com a ampliação do uso da Internet e dos programas de implementação de novas tecnologias digitais. Essas novas tecnologias digitais adentram a escola de forma a promover um rompimento de paradigmas, exigindo novos espaços, nova formação profissional, novas relações entre pessoas e destas com o conhecimento. Tais tecnologias, geradas em outros contextos desencadeiam uma apropriação sociocultural a ser inserida no processo ensino-aprendizagem. No ensino de Ciências desenvolvido na escola, existem possibilidades de apropriarmo-nos dessas mídias e tecnologias, retrabalhando-as com bases em interesses e objetivos próprios, seja na pesquisa, seja na prática pedagógica dessas disciplinas, posicionando-as de forma crítica, recontextualizando e reinterpretando os diferentes interesses e aplicações do ensino dos conteúdos científicos/biológicos/tecnológicos. O desafio, no que se refere aos professores, encontra-se no reconhecimento do potencial dessas tecnologias para desenvolver pesquisas em Ensino de Ciências, para que sejam criativos, estejam conectados ao contexto e produzam sentido para a realidade, com objetivos e finalidades educacionais. Neste contexto, o presente artigo  apresenta um produto educacional voltado para o ensino do tema Biotecnologia. Trata-se de um conjunto de Webquests direcionadas a turmas do ensino médio. Objetiva-se que os estudantes entendam que é viável trabalhar com a ferramenta em variados conteúdos curriculares, priorizando o desenvolvimento de projetos, uma vez que este privilegia a pesquisa, o trabalho cooperativo, a elaboração e execução de um projeto. A WebQuest é uma ferramenta que traz a possibilidade de uma pesquisa orientada, interagindo na construção de novos conhecimentos a partir de um cenário virtual. 

Biografia do Autor

Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da Educação Básica

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Costa, L. F., & Vasconcellos, R. F. R. R. (2019). WEBQUESTS PARA ENSINAR BIOTECNOLOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5452