PARCERIAS PESQUISADORES-PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS COM DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Parcerias pesquisadores-professores. TDIC na educação. Aprendizagem docente.

Resumo

O desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores e professores tem sido apontado como importante estratégia na construção de práticas educativas inovadoras. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as parcerias estabelecidas entre duas pesquisadoras da área de Tecnologia Educacional e duas professoras de Matemática para a construção de atividades educativas mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com base na análise temática de conteúdo das conversas realizadas ao longo de um ano de parceria, buscou-se identificar os desafios enfrentados pelas professoras, os tipos de demandas e as formas de apoio desenvolvidas. Com cada professora foram estabelecidas parcerias permeadas por desafios e demandas particulares, que resultaram em formas de apoio denominadas de siga-me e experimentação conjunta. Constatou-se que as parceiras entre pesquisadores e professores podem potencializar a aprendizagem docente para a integração de TDIC, assim como permitir aos pesquisadores a construção de um conhecimento mais situado sobre o cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Sarmento, G. C. P., & Giannella, T. R. (2021). PARCERIAS PESQUISADORES-PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS COM DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5493