PARCERIAS PESQUISADORES-PROFESSORES COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS COM DUAS PROFESSORAS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Parcerias pesquisadores-professores. TDIC na educação. Aprendizagem docente.Resumo
O desenvolvimento de parcerias entre pesquisadores e professores tem sido apontado como importante estratégia na construção de práticas educativas inovadoras. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as parcerias estabelecidas entre duas pesquisadoras da área de Tecnologia Educacional e duas professoras de Matemática para a construção de atividades educativas mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com base na análise temática de conteúdo das conversas realizadas ao longo de um ano de parceria, buscou-se identificar os desafios enfrentados pelas professoras, os tipos de demandas e as formas de apoio desenvolvidas. Com cada professora foram estabelecidas parcerias permeadas por desafios e demandas particulares, que resultaram em formas de apoio denominadas de siga-me e experimentação conjunta. Constatou-se que as parceiras entre pesquisadores e professores podem potencializar a aprendizagem docente para a integração de TDIC, assim como permitir aos pesquisadores a construção de um conhecimento mais situado sobre o cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.