TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Literatura Infantil. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Educação Infantil. Revisão de Literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura, de caráter exploratório, das áreas de estudos que aproxima a Literatura Infantil ao Ensino de Ciências baseado na análise de 17 trabalhos publicados em dois eventos científicos nacionais (ENPEC, SINECT e ENECIÊNCIAS) e de 13 artigos publicados em periódicos nacionais. As análises buscaram evidenciar as principais contribuições apontadas pelos autores, no que corresponde à aproximação da Literatura Infantil ao Ensino de Ciências, os temas de interesse e características relacionadas aos autores dos artigos analisados. Na sequência são apresentados os resultados das análises que indicam que a aproximação das duas áreas contribuem significativamente para a compreensão de conceitos científicos, educação ambiental, abordagem de temas sociais e sociocientíficos, bem como desperta o interesse das crianças pelo Ensino de Ciências por meio de uma linguagem específica da infância: a fantasia. Propomos um diálogo sobre a relação que se estabelece entre realidade, fantasia, criatividade e imaginação nos espaços sociais e educativos

Biografia do Autor

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Asssociado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Macaé).

Downloads

Publicado

2021-11-15

Como Citar

Oliveira, D. A. A. dos S., & Monteiro, B. A. P. (2021). TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5610