TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Literatura Infantil. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Educação Infantil. Revisão de LiteraturaResumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura, de caráter exploratório, das áreas de estudos que aproxima a Literatura Infantil ao Ensino de Ciências baseado na análise de 17 trabalhos publicados em dois eventos científicos nacionais (ENPEC, SINECT e ENECIÊNCIAS) e de 13 artigos publicados em periódicos nacionais. As análises buscaram evidenciar as principais contribuições apontadas pelos autores, no que corresponde à aproximação da Literatura Infantil ao Ensino de Ciências, os temas de interesse e características relacionadas aos autores dos artigos analisados. Na sequência são apresentados os resultados das análises que indicam que a aproximação das duas áreas contribuem significativamente para a compreensão de conceitos científicos, educação ambiental, abordagem de temas sociais e sociocientíficos, bem como desperta o interesse das crianças pelo Ensino de Ciências por meio de uma linguagem específica da infância: a fantasia. Propomos um diálogo sobre a relação que se estabelece entre realidade, fantasia, criatividade e imaginação nos espaços sociais e educativosDownloads
Publicado
2021-11-15
Como Citar
Oliveira, D. A. A. dos S., & Monteiro, B. A. P. (2021). TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5610
Edição
Seção
Artigos
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