AS POTENCIALIDADES DE VISITAS A MUSEUS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Não Formal, Ensino de Química, Formação de professores, PIBID, Saberes Docentes.

Resumo

Considerando que a formação profissional não ocorre somente nos cursos de Licenciatura, tampouco se inicia ou se encerra nesse ambiente, a presente pesquisa objetiva analisar as potencialidades de visitas a Museus na formação inicial docente em Química desenvolvidas no contexto de um Subprojeto do PIBID de uma universidade pública localizada em Curitiba/PR. A investigação é caracterizada como qualitativa e adota princípios do estudo de caso etnográfico, tendo como foco as visitas a cinco Museus realizadas no período de março de 2017 a março de 2018. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas individuais com licenciandos em Química participantes do programa. Para a Análise foram utilizados elementos e princípios da Análise de Conteúdo, em que as categorias foram definidas a priori a partir dos saberes docentes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Os resultados apontaram que as visitas aos Museus são promissoras para a formação inicial de professores de Química, possibilitado uma formação inovadora e crítica, e contribuindo na edificação dos saberes docentes em suas quatro perspectivas. Além disso, a pesquisa traz implicações para o Ensino de Química e para a formação de professores, no sentido de mostrar as possíveis articulações da Química com Museus de diferentes temáticas.

 

Biografia do Autor

Maryna Bringmann, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Ana Paula do Santos Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licencianda em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Mestradanda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Aline Kundlatsch, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Licencianda em Bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR.

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Química e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da UFPR, Curitiba - PR

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Bringmann, M., Oliveira, A. P. do S., Kundlatsch, A., & Silveira, C. (2021). AS POTENCIALIDADES DE VISITAS A MUSEUS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5758