AS POTENCIALIDADES DE VISITAS A MUSEUS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA
Palavras-chave:
Educação Não Formal, Ensino de Química, Formação de professores, PIBID, Saberes Docentes.Resumo
Considerando que a formação profissional não ocorre somente nos cursos de Licenciatura, tampouco se inicia ou se encerra nesse ambiente, a presente pesquisa objetiva analisar as potencialidades de visitas a Museus na formação inicial docente em Química desenvolvidas no contexto de um Subprojeto do PIBID de uma universidade pública localizada em Curitiba/PR. A investigação é caracterizada como qualitativa e adota princípios do estudo de caso etnográfico, tendo como foco as visitas a cinco Museus realizadas no período de março de 2017 a março de 2018. Os dados foram constituídos a partir de entrevistas semiestruturadas individuais com licenciandos em Química participantes do programa. Para a Análise foram utilizados elementos e princípios da Análise de Conteúdo, em que as categorias foram definidas a priori a partir dos saberes docentes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. Os resultados apontaram que as visitas aos Museus são promissoras para a formação inicial de professores de Química, possibilitado uma formação inovadora e crítica, e contribuindo na edificação dos saberes docentes em suas quatro perspectivas. Além disso, a pesquisa traz implicações para o Ensino de Química e para a formação de professores, no sentido de mostrar as possíveis articulações da Química com Museus de diferentes temáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.