CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NOS CAMINHOS PARA CONTEXTUALIZAR A ESTEQUIOMETRIA

Autores

Palavras-chave:

Contextualização, Estequiometria, Ensino de Química.

Resumo

Este artigo apresenta diferentes abordagens traçadas na tentativa de contextualizar o ensino de estequiometria. A contextualização do ensino de química tem como objetivo fomentar a capacidade do aluno, enquanto cidadão, de racionalizar atitudes críticas e condizentes, perante os mais variados eventos que ocorrem na vida em sociedade e que demandam conhecimento químico para seu entendimento. Com o objeto de compreender as diferentes maneiras de contextualizar o ensino de estequiometria, buscando averiguar as convergências e divergências, esse artigo selecionou dois artigos com propostas de ensino com abordagens diferentes (A e B) e, comparou-as. Foram utilizadas as proposições apresentadas por Bardin na análise de conteúdo, na construção das categorias e nas posteriores inferências e interpretações. Dos documentos analisados emergiram quatro categorias em comum: conceitos de estequiometria, cotidiano, experimentação e atividades avaliativas, tidas como importantes para que se obtenha um ensino contextualizado. As propostas divergem na forma na qual as categorias são articuladas, apresentando diferentes graus de contextualização. A proposta A se sobressaiu por ter possibilitado um ensino questionador e instigante para seus alunos aproximando-se de uma contextualização pela compreensão da realidade social. Enquanto que a proposta B embora carecesse no aprofundamento do conteúdo explicitado, ainda assim, permitiu elevar a participação de seus alunos e apresentando uma contextualização científica de fatos e processos. Por fim, não se pode inferir que os resultados obtidos estão relacionados diretamente com as características das abordagens pedagógicas selecionadas, pois se deve considerar também a formação dos autores, a concepção de ensino-aprendizagem, experiência em sala de aula entre outras possíveis variáveis influenciadoras na execução das propostas. 

Biografia do Autor

Rodrigo Mota Santos, Universidade de São Paulo

Licenciado em Ciências - Química pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2017). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP na área de concentração do Ensino de Química.

Ana Valéria Santos de Lourenço, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Departamento de Química.

Possui Graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999); Mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002); Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (2010). Realizou Pós-Doutorado também pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA).

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Santos, R. M., & Lourenço, A. V. S. de. (2020). CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NOS CAMINHOS PARA CONTEXTUALIZAR A ESTEQUIOMETRIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5816